segunda-feira, 12 de março de 2007

Enquadramento psicossocial de uma anorectica


Muitas anorécticas pertencem a famílias rígidas e fechadas sobre elas próprias, e geralmente têm um relacionamento patológico com a mãe. As anorécticas são frequentemente pessoas dependentes, mas actuando de uma forma de perfeita independência, extremamente carentes de afecto, quase obsessiva tendência para o perfeccionismo intelectual, que as leva à quase incurável racionalização.

Há como que uma recusa inconsciente de crescer, tentando conservar as formas de infância. A tentativa de controlo do corpo surge assim como uma forma inconsciente de compensação de um sentimento generalizado de incapacidade, de dependência, dificuldades de autonomia e capacidade.

Atinge normalmente jovens entre os 10 e os 20 anos. Em geral raparigas inteligentes, provenientes de famílias de classe média alta que gostam de agradar. A opinião dos outros, principalmente dos que estão mais próximos é de extrema importância.

Contudo, estas caracteristicas não podem ser aplicadas a todas as doentes, o diagnóstico deve ser individualizado, apesar de existirem aspectos comuns na maioria dos casos que nos permitem definir padrões.

Sem comentários: