quinta-feira, 15 de março de 2007

Existe causa para a anorexia nervosa?

Não se conhecem as causas fundamentais da Anorexia Nervosa. Parece existir uma interacção entre diversos factores de ordem socio cultural, biológica, mecanismos psicológicos pouco específicos e em especial a vulnerabilidade da personalidade.

As alterações hormonais que ocorrem durante a puberdade e as disfunções de neurotransmissores cerebrais, tais como a dopamina, a serotonina, a noradrenalina e os peptídeos opióides, encontram-se ligadas à regulação normal do comportamento alimentar e manutenção do peso. São factores biológicos sobre os quais se têm realizado vários estudos, no entanto, ainda não foi encontrada nenhuma relação directa entre a alteração destes mecanismos e o desenvolvimento da doença.

Já sob um ponto de vista genético, alguns trabalhos apontam para uma predisposição genética no desenvolvimento da anorexia. Estudos demonstram uma taxa de concordância muito maior em gêmeos monozigóticos em comparação com gêmeos dizigóticos (56% contra 5%). Parentes de primeiro grau de pacientes com anorexia exibem um risco de aproximadamente 8 vezes maior de apresentar a doença do que a população geral.

O funcionamento familiar alterado, contudo, liderou durante muito tempo entre os principais aspectos causais. O envolvimento da criança em tensões familiares, pais ausentes, relacionamento conturbado entre mãe e filha, etc., poderão estar relacionados. Porém, estes factores são vistos hoje mais como causas para a manutenção e a evolução negativa da doença, do que propriamente como desencadeadores da mesma.

2 comentários:

Anónimo disse...

Hello! I could have sworn I've visited this site before but after going through many of the posts I realized it's new to me.
Nonetheless, I'm certainly delighted I came across it and I'll be book-marking it and checking
back often!

my blog; joliet painters

Anónimo disse...

Thanks for your marvelous posting! I really enjoyed reading it, you're a great author.I will be sure to bookmark your blog and definitely will come back in the foreseeable future. I want to encourage you continue your great job, have a nice evening!

Here is my website ... diet for acid reflux **