quinta-feira, 15 de março de 2007

Gordura era formosura...



Sabia que nem sempre a magreza surgiu como esteriotipo de beleza feminina na sociedade?
Os homens pré-históricos lapidaram estatuetas que mostravam ser um mérito a gordura. Mais tarde surgiram as chamadas Vénus de Milo, toscas formas de mulher com peitos, ancas e ventre enormes. A gordura era venerada como sinal de fertilidade!


A obssessão pela dieta restritiva é um sintoma da sociedade actual, da sociedade egoísta e da abundância onde grupos sociais se dão ao luxo de desperdiçar aquilo por que suspiram 800 milhões no outro lado do mundo. As imagens de corpos belos, proporcionais e perfeitos que a televisão, o cinema e os outros media nos oferecem são muitas vezes contrários a uma aceitação adaptada e realista da nossa própria imagem.


É importante que os cidadãos tenham consciência daquilo que comem e se preocupem com as suas consequências para a saúde. Não se pode é fazer disso o centro das nossas vidas, e ver na alimentação, que deve ser um prazer, o nosso principal inimigo!


“Quando escolho os meus modelos nunca olho para mulheres proporcionadas;
não me fascina nada uma mulher que tenha tudo no lugar...
E detesto lábios fininhos que me fazem lembrar o Salazar...” João Cutileiro,1996

1 comentário:

Açoreana disse...

Particularmente hoje encontrei-me a pensar que tenho mesmo de perder peso. Estava a almoçar com o meu namorado e sem mais nem menos ele começa a falar em dietas e no que eu devia comer de manhã, ao almoço e ao jantar. Disse-lhe qual era o meu plano e ele diz : Assim nunca vais conseguir, assim não pode ser, etc. E depois aponta para o meu sumo e diz : E isso aí, tens de parar de beber disso e passar a beber só agua. Peguei no copo, fui despejá-lo e sentia-me mesmo magoada. Se me deixa triste ouvir estas "chamadas de atenção", então tenho de evitar ouvi-las, não é?
A gordura só afecta a nossa auto-estima quando nos é apontada como uma coisa feia, que ficamos feias e que nos irá afectar a saúde, etc.
O meu médico diz que tenho uma saúde de ferro! Até há bem pouco tempo, quando o meu namorado me dizia que gostava de mim como eu sou, eu acreditava. Agora fiquei na dúvida...
Desculpa ter ocupado um espaço na sua página com estas coisas, mas precisava de desabafar. :(