sexta-feira, 23 de março de 2007

Tratamento

Iremos abordar aqui o tratamento da anorexia nervosa sob o ponto de vista nutricional e alimentar, não esquecendo porém que este tratamento requer a interacção de uma equipa multidisciplinar, onde se inclui também o tratamento médico, principalmente o psiquiátrico.
A avaliação nutricional do doente deverá ter como bases a história alimentar do mesmo e os seus dados bioquímicos, metabólicos e antropométricos. Seguir-se-á a correcção da malnutrição estabelecida com correcção hidroelectolítica e uma prescrição energética de 1200-1400 kcal, distribuídas por 20% de proteína, 30% de gordura e 50% de hidratos de carbono. Uma dieta de 1200 Kcal não será provavelmente a correspondente às necessidades energéticas cujo peso referência e actividade física do doente exigem em situação normal, mas será a indicada numa fase inicial de tratamento onde existe um baixo peso instaurado, e uma habituação do organismo a ingestões muito diminutas.

A suplementação vitamínica e mineral é importante e os valores de ferro devem ser vigiados.
A educação alimentar é também fundamental. Dever-se-ão corrigir atitudes, comportamentos e hábitos desadequados. Explicar como fazer a quantificação apropriada dos alimentos e a correcta utilização de porções e sistema de equivalentes e desencorajar o uso excessivo de certos temperos, muito frequente nestes doentes, que têm o objectivo de ingerir grande quantidade de água, visando uma saciedade precoce e diminuição da ingestão alimentar.

O número, horário e duração das refeições também deverá ser correctamente estipulado e acordado com o doente, é importante ajudá-lo a construir mecanismos psicológicos para lidar com o “ambiente” das refeições, por exemplo, qual deverá ser a sua postura em refeições sociais e em férias.

Dependendo das condições clínicas predominantes, é necessário, muitas vezes em função de uma caquexia, proceder ao internamento para restabelecer a saúde em ambiente hospitalar. A família deverá ser orientada sobre a melhor forma de lidar com o problema e ajudar na recuperação.

Sem comentários: