quarta-feira, 14 de março de 2007

Valerá a pena?

Em 1975 a cantora Karen Carpenter (do grupo Carpenters) desenvolveu anorexia nervosa. Ela era magra e fazia dietas frequentemente, com o passar dos anos os efeitos nefastos consequentes da anorexia agravaram-se, levando à sua morte por paragem cardíaca. Morreu aos 32 anos.
Era bela, rica e famosa. Valeu a pena?

A modelo Ana Carolina Reston Macan (na foto) desde criança sonhou ser modelo, iniciando essa carreira aos 13 anos. Por estar muito magra algumas agências recusaram os seus trabalhos.
Morreu recentemente, aos 21 anos, com uma infecção generalizada, devido à anorexia.
Era bela, jovem e com toda uma carreira pela frente. Valeu a pena?

A anorexia nervosa tornou-se frequente entre adolescentes e mulheres que são escravas do ideal de beleza "esqueleto ambulante”.
Espanha deu o primeiro passo para combater esta situação, tendo proibido as modelos com índice de massa corporal (IMC) inferior a 18 kg/m² de desfilar na Semana de Moda de Madrid.

5 comentários:

m&m disse...

Achei bastante interessantes os exemplos focados, que revelam dois aspectos interessantes acerca deste problema. O primeiro consiste no facto de afectar não só jovens anónimas, que vêem como estereotipo de beleza os corpos de topmodels, mas também figuras públicas como os dois casos citados. O segundo aspecto a realçar é o da intemporalidade do problema, pois entre os exemplos existe um espaço temporal de mais de 30 anos! É portanto um problema onde o debate e partilha de experiências se revestem de grande importância!

Anónimo disse...

Só ainda não percebi uma coisa. Quais são as causas que levam à anorexia? É que tal como referiram estas mulheres eram lindas, ricas,... O que leva as pessoas a caírem num comportamento destes?

FJS disse...

Obrigada m&m pela sua visita e oportuna reflexão.
Esperemos continuar a suscitar o seu interesse.

FJS disse...

Olá Carla, obrigado pela sua visita,faremos um post na página do nosso blog tentando responder à sua pergunta.

Laranjinha disse...

k horror.. akelas meninas k tem mania ser gordas.. poxa :S

gosto mt do teu blog ate ta mt bem :D